imagem0112

A obra Bilingual Education in BrazilLocal Threads in Global Dialogue explora a educação bilíngue no Brasil e oferece uma compreensão profunda sobre o bilinguismo dentro do contexto brasileiro. Antonieta Megale aborda questões como a integração de vozes indígenas no currículo, a promoção de equidade de gênero e o uso de textos literários para desafiar estereótipos em salas de aula bilíngues.

Este livro fornece estratégias práticas e insights de 14 educadores tornando-se um recurso essencial para professores interessados em transformar práticas educacionais bilíngues. Dentre as práticas apresentadas, destaca-se a contribuição de Luciana Kawahigashi Bressam, egressa do MEPLEM.

imagem0212

Esta coletânea, organizada pelas Profas. Dras. Michele Salles El Kadri e Lilian Kemmer Chimentão, é fruto do trabalho de egressos do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com seus orientadores. A obra reúne pesquisas que tratam de propostas e investigações no cenário de Línguas Adicionais Modernas no país, incluindo inglês, espanhol e francês. São produtos de experiências de professores de diversos contextos e regiões, todos compartilhando a atividade de ser professor e lecionar línguas adicionais, além de compartilharem, junto com seus orientadores, a proposta de um produto educacional e suas reflexões sobre sua construção ou uso.

A coletânea conta com capítulos dos egressos: Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Eliane Lima, Ana Carolina Guerreiro Piacentini, Sara Mayara Coutinho, Victor Fregatti Isepam, Juliano Brambilla Neri, Graziela Drociunas Pacheco e Lorrana de Souza Bossan Gonçalves.

Imagem8

Esta obra organizada pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e por Laura Marques Sobrinho tem por escopo trazer à luz alguns temas discutidos na graduação e na pós-graduação, que também se encontram presentes na sala de aula da Educação Básica, os quais despertaram o interesse de pesquisadores que se debruçaram em busca de teorias e suas transposições para o âmbito educacional, no intuito de acolher, (re)significar, suscitar reflexões, implementar e tornar o conhecimento significativo, combatendo estereótipos, preconceitos e visões distorcidas. Dentre os temas abordados, destacam-se: políticas linguísticas educacionais, Língua Brasileira de Sinais – Libras, línguas indígenas, aspectos culturais (inter/transculturalidade), fraseologia, dicionários, tradução, multimodalidades, multiletramentos, tecnologia, intermidialidade, dentre outros.

 

A coletânea conta com capítulos dos egressos: Lorrana de Souza Bossan Gonçalves, Diogo Campiolo Sanches, Eduardo Bueno da Costa, Jaqueline Ferreira de Brito Tonelli, Leiliane Barros Cardoso Almeida, Suellem Fernandes Cipriano Francisco, Luciana Kawahigashi Bressam, Lucas Correa Guiotti, Maiara Fernandes De Oliveira e Ana Carolina Guerreiro Piacentini.

Imagem10

OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E LIMITAÇÕES EM UM PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.

Denise Ismenia Bossa Grassano Ortenzi, Michele Salles El Kadri, Pedro Américo Rodrigues Santana, Gabrieli Rombaldi, Maria Paula Pereira Lima & Larissa de Souza Amorin.

Imagem9

RESENHA DE "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: COMO FAZER?" DE ANTONIETA MEGALE.

Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.

Imagem8

UMA FERRAMENTA QUE VEIO INOVAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA NOTÍCIA DE LANAMENTOS DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ.

Pedro Santana, Neri Santana & Débora Figueiredo.

Imagem5

PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DE UMA ARTICULAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM.

Ana Paula Luiz dos Santos Aires e Fernanda Machado Brener.

Imagem7

Esta obra organizada pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e as egressas Marley Budny e Carolina Favaretto celebra a defesa da escola. Para além da diversidade de temas, por exemplo, as multimodalidades, multiletramentos, novas tecnologias digitais, literaturas, línguas materna e estrangeiras, formação docente, entre outros, o livro resgata um elemento essencial nas pesquisas sobre formação: a prática escolar. Por meio da leitura de diversos capítulos, o leitor encontrará práticas pedagógicas realizadas e sugeridas, quais sejam, trabalhos que conciliam as novas tecnologias e as multimodalidades na educação linguística em LE, em meio à pandemia. Poderá, ainda, compilar um banco de dados com atividades extremamente criativas. O livro conta com capítulos publicados por egressos do MEPLEM.

 

A coletânea conta com capítulos dos egressos: Carolina Favaretto, Eliane Soares, Caio Vitor Marques Miranda & Sara Mayara Coutinho.

Imagem6

O livro organizado pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e as egressas Marley Budny e Carolina Favaretto propõe um chamado aos educadores para as seguintes reflexões: O que é ser professor(a)? O que eu faço no meu espaço de trabalho? Quem eu sou para os meus alunos? Quem eles serão depois de atravessarem a minha vida profissional? O livro conta com capítulos publicados por egressos do MEPLEM.

 

A coletânea conta com capítulos dos egressos: Carolina Favaretto, Juliano Brambilla Neri, Sara Mayara Coutinho, Graziela Drociunas Pacheco, Eliane Soares & Caio Vitor Marques Miranda.

Imagem4

O MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS EM UMA CULTURA PARTICIPATIVA: PROTÓTIPOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.

Imagem3

TO APPROPRIATE OR NOT TO APPROPRIATE? POSSIBILIDADES NO/DO AGIR CRÍTICA E CRIATIVAMENTE POR MEIO DE APROPRIAÇÕES MULTIMODAIS DE TEXTOS LITERÁRIOS.

Ana Paula Luiz dos Santos Aires & Fernanda Machado Brener.

Imagem2

AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS.

Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.

Imagem1

LITERATURA E ENSINO À LUZ DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS SOB O VIÉS TEÓRICO-PRÁTICO.

Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Carolina Favaretto Santos & Pedro Américo Rodrigues Santana.

Imagem2

Vídeos produzidos pela egressa Thaís Rossafa disponibilizados no Canal do YouTube do Grupo de pesquisa FELICE – Formação de professores e ensino de línguas para crianças da Universidade Estadual de Londrina.

The Gingerbread Man | Storytelling com Teacher Thais

Mardi Gras | Time to Learn com Teacher Thais

Ten Apples Up on Top | Storytelling com Teacher Thais

Imagem1

Canal no YouTube da Pontis Educacional, projeto da egressa Dayane Priscila de Souza Silva com o objetivo de conectar a inovação e a tecnologia com a sala de aula através de uma educação criativa, interdisciplinar e autônoma, no qual o processo de aprendizagem seja permeado pelas tecnologias ativas.

Imagem4

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E PROJETOS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO.

Ana Carolina Guerreiro Piacentini & Michele Salles El Kadri

percursos

O PARECER DESCRITIVO NA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS APRENDENDO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Juliana Reichert Assunção Tonelli. Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina & Bruna Alessandra Graef Bueno. Mestranda no Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina.

panorama

AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS NA INFÂNCIA: DIZERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA.

Bruna Alessandra Graef Bueno & Fabio José de Araujo.

horizonte

A AVALIAÇÃO POR PARES COM CRIANÇAS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA.

Thais Rossafa Tavares Balbino. Universidade Estadual de Londrina & Juliana Reichert Assunção Tonelli. Universidade Estadual de Londrina.

UNIDADE DE FORMAÇÃO

Unidade 2 - A AVALIAÇÃO POR PARES PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS.

Thais Rossafa Tavares Balbino. Universidade Estadual de Londrina

ANALISE DE MATERIAIS DIDATICOS DE LINGUA ESTRANGEIRA-LIVRO-

A ADOÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ESTADO DO PARANÁ: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO.
Juliana Ayub Veltrini Spadacini

INSTRUMENTO DE ANÁLISE PARA O PROCESSO DE ADOÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO REGULAR NO FUNDAMENTAL II.
Marta Mariana Ricciato

LETRAMENTO LITERÁRIO-1

LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Ma. Ana Paula Luiz dos Santos Aires & Dra. Fernanda Machado Brener

V TREMD-1

V TREMD

No dia 21 e 28 de julho de 2023, os egressos Renata Fantaussi, Marlei Budny dos Santos Souza, Dayane Priscila de Souza Silva, Jefferson Lhamas dos Santos e Juliana Ayub Veltrini Spadacini participaram das Rodas de Conversa promovidas no V TREMD.

LETRAMENTO EM AVALIACAO-1

LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO EM CONTEXTO DE LÍNGUAS PARA PAIS E RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS.
Thais Rossafa Tavares Balbino & Isadora Teixeira Moraes

V ENCONTRO DE ESPANHOL-1

Prof. Dr Jefferson Januário dos Santos e sua orientanda do MEPLEM Cíntia Letícia Bueno participaram da mesa redonda La cuestíon racial: perspetivas desde las lenguas y literaturas afrolatinoamericanas no V ENCONTRO DE ESPANHOL da UNEMAT junto a Profa. Dra. Isis Milreu (UFCG).

O encontro pode ser assistido no YouTube, clicando no link abaixo:

construindo-horizontes-na-educacao-bilingue-publica-1

CRIANDO INÉDITOS VIÁVEIS: A PROPOSTA DA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA DE IBIPORÃ NO COMPLEXO EDUCACIONAL INTEGRAL PROF. IVANILDES.

Michele Salles El Kadri (UEL/Cnpq), Antonio Prata Neto (Secretário Municipal de Educação/MEPLEM), Atef El Kadri (UEL/PPGEL), Luciana Kawahigashi Bressam (Escola Bilíngue Pública - MEPLEM) e Roberta Zucoloto (Escola Bilíngue Pública de Ibiporã - PPGEL)

aprender-ensinar-com-tecnologias-1

REPOSITÓRIO EDUCACIONAL COMO AMBIÊNCIA FORMATIVA: FOCO NO ENGLISHSITE.NET

Juliana Ayub Veltrini Spadacini e Samantha Gonçalves Mancini Ramos

revista-espaco-pedagogico-1

AUTOESTUDO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: PROTÓTIPO DE ENSINO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AFASTADOS DAS AULAS

Michelli de Assis Ribeiro e Samantha Gonçalves Mancini Ramos

revista-eletronica-instituto-humanidades-1

A EDUCAÇÃO 4.0 PARA O CONTEXTO PÚBLICO: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO EDUCACIONAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Juliana Ayub Veltrini Spadacini e Samantha Gonçalves Mancini Ramo

topicos-sobre-ensino-aprendizagem-linguas-estrangeiras-adicionais-1

MI-FIGUE MI-RAISIN: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE UM PRÉCIS D’EXPRESSIONS IDIOMATIQUES PARA CONSULENTES BRASILEIROS PELO PRISMA DO QUADRO COMUM DE REFERÊNCIA EUROPEU

Eduardo Henrique Ferreira e Arelis Felipe Ortigoza Guidotti

KULT? LÍNGUA E CULTURA ALEMÃ EM APP: CULTUREMAS NO ENSINO DE ALEMÃO À LUZ DA TECNOLOGIA

Lucas Correa Guiotti e Cláudia Cristina Ferreira

pesquisas-produtos-educacionais-para-ensino-ingles-1

KIDS IN ACTION: CANÇÕES INFANTIS EM UM SOFTWARE INTERATIVO PARA O ENSINO DO INGLÊS

Taciana Virgínia Ramalho Pereira e Juliana Reichert Assunção Tonelli

CHAMELEON: O JOGO DE TABULEIRO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS

Bruna Alessandra Graef Bueno e Juliana Reichert Assunção Tonelli

Materiais-didaticos-evidencia-ensino-linguas-estrangeiras-adicionais-1

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POR QUE E PARA QUE FAZÊ-LA

Ana Carolina Moreira Salatini e Valdirene F. Zorzo Veloso

CONTROL+C E CONTROL+V? LAPBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

Marlei Budny dos Santos Souza e Cláudia Cristina Ferreira

(DES)CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Ana Paula Neves Rodrigues e Cláudia Cristina Ferreira

multiplos-olhares-sobre-processo-ensino-aprendizagem-linguas-estrangeiras-adicionais-1

ENTRE KIZOMBAS, QUILOMBOS E TRANÇAS NAGÔ: A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Marlei Budny dos Santos Souza e Cláudia Cristina Ferreira

ENTRE O RURAL E O URBANO: O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL SOB O VIÉS SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL

Natália Araújo da Fonseca e Cláudia Cristina Ferreira

Observação: Para visualizar os arquivos em PDF é necessário ter o Adobe Reader instalado em seu computador. Caso não possua, clique abaixo para fazer o download. 

get_adobe_reader