A obra Bilingual Education in Brazil – Local Threads in Global Dialogue explora a educação bilíngue no Brasil e oferece uma compreensão profunda sobre o bilinguismo dentro do contexto brasileiro. Antonieta Megale aborda questões como a integração de vozes indígenas no currículo, a promoção de equidade de gênero e o uso de textos literários para desafiar estereótipos em salas de aula bilíngues.
Este livro fornece estratégias práticas e insights de 14 educadores tornando-se um recurso essencial para professores interessados em transformar práticas educacionais bilíngues. Dentre as práticas apresentadas, destaca-se a contribuição de Luciana Kawahigashi Bressam, egressa do MEPLEM.
Esta coletânea, organizada pelas Profas. Dras. Michele Salles El Kadri e Lilian Kemmer Chimentão, é fruto do trabalho de egressos do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com seus orientadores. A obra reúne pesquisas que tratam de propostas e investigações no cenário de Línguas Adicionais Modernas no país, incluindo inglês, espanhol e francês. São produtos de experiências de professores de diversos contextos e regiões, todos compartilhando a atividade de ser professor e lecionar línguas adicionais, além de compartilharem, junto com seus orientadores, a proposta de um produto educacional e suas reflexões sobre sua construção ou uso.
A coletânea conta com capítulos dos egressos: Juliana Ayub Veltrini Spadacini, Eliane Lima, Ana Carolina Guerreiro Piacentini, Sara Mayara Coutinho, Victor Fregatti Isepam, Juliano Brambilla Neri, Graziela Drociunas Pacheco e Lorrana de Souza Bossan Gonçalves.
Esta obra organizada pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e por Laura Marques Sobrinho tem por escopo trazer à luz alguns temas discutidos na graduação e na pós-graduação, que também se encontram presentes na sala de aula da Educação Básica, os quais despertaram o interesse de pesquisadores que se debruçaram em busca de teorias e suas transposições para o âmbito educacional, no intuito de acolher, (re)significar, suscitar reflexões, implementar e tornar o conhecimento significativo, combatendo estereótipos, preconceitos e visões distorcidas. Dentre os temas abordados, destacam-se: políticas linguísticas educacionais, Língua Brasileira de Sinais – Libras, línguas indígenas, aspectos culturais (inter/transculturalidade), fraseologia, dicionários, tradução, multimodalidades, multiletramentos, tecnologia, intermidialidade, dentre outros.
A coletânea conta com capítulos dos egressos: Lorrana de Souza Bossan Gonçalves, Diogo Campiolo Sanches, Eduardo Bueno da Costa, Jaqueline Ferreira de Brito Tonelli, Leiliane Barros Cardoso Almeida, Suellem Fernandes Cipriano Francisco, Luciana Kawahigashi Bressam, Lucas Correa Guiotti, Maiara Fernandes De Oliveira e Ana Carolina Guerreiro Piacentini.
OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM E LIMITAÇÕES EM UM PROJETO DE ENSINO DE INGLÊS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS.
Denise Ismenia Bossa Grassano Ortenzi, Michele Salles El Kadri, Pedro Américo Rodrigues Santana, Gabrieli Rombaldi, Maria Paula Pereira Lima & Larissa de Souza Amorin.
RESENHA DE "EDUCAÇÃO BILÍNGUE: COMO FAZER?" DE ANTONIETA MEGALE.
Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.
UMA FERRAMENTA QUE VEIO INOVAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO DA NOTÍCIA DE LANAMENTOS DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ.
Pedro Santana, Neri Santana & Débora Figueiredo.
PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DE UMA ARTICULAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM.
Ana Paula Luiz dos Santos Aires e Fernanda Machado Brener.
Esta obra organizada pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e as egressas Marley Budny e Carolina Favaretto celebra a defesa da escola. Para além da diversidade de temas, por exemplo, as multimodalidades, multiletramentos, novas tecnologias digitais, literaturas, línguas materna e estrangeiras, formação docente, entre outros, o livro resgata um elemento essencial nas pesquisas sobre formação: a prática escolar. Por meio da leitura de diversos capítulos, o leitor encontrará práticas pedagógicas realizadas e sugeridas, quais sejam, trabalhos que conciliam as novas tecnologias e as multimodalidades na educação linguística em LE, em meio à pandemia. Poderá, ainda, compilar um banco de dados com atividades extremamente criativas. O livro conta com capítulos publicados por egressos do MEPLEM.
A coletânea conta com capítulos dos egressos: Carolina Favaretto, Eliane Soares, Caio Vitor Marques Miranda & Sara Mayara Coutinho.
O livro organizado pela Profa. Dra. Claudia Cristina Ferreira e as egressas Marley Budny e Carolina Favaretto propõe um chamado aos educadores para as seguintes reflexões: O que é ser professor(a)? O que eu faço no meu espaço de trabalho? Quem eu sou para os meus alunos? Quem eles serão depois de atravessarem a minha vida profissional? O livro conta com capítulos publicados por egressos do MEPLEM.
A coletânea conta com capítulos dos egressos: Carolina Favaretto, Juliano Brambilla Neri, Sara Mayara Coutinho, Graziela Drociunas Pacheco, Eliane Soares & Caio Vitor Marques Miranda.
O MATERIAL DIDÁTICO PARA ENSINO DE LÍNGUAS EM UMA CULTURA PARTICIPATIVA: PROTÓTIPOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.
TO APPROPRIATE OR NOT TO APPROPRIATE? POSSIBILIDADES NO/DO AGIR CRÍTICA E CRIATIVAMENTE POR MEIO DE APROPRIAÇÕES MULTIMODAIS DE TEXTOS LITERÁRIOS.
Ana Paula Luiz dos Santos Aires & Fernanda Machado Brener.
AS AFFORDANCES DO CHATGPT NA CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS.
Pedro Américo Rodrigues Santana & Ana Paula Luiz dos Santos Aires.
LITERATURA E ENSINO À LUZ DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS SOB O VIÉS TEÓRICO-PRÁTICO.
Ana Paula Luiz dos Santos Aires, Carolina Favaretto Santos & Pedro Américo Rodrigues Santana.
Vídeos produzidos pela egressa Thaís Rossafa disponibilizados no Canal do YouTube do Grupo de pesquisa FELICE – Formação de professores e ensino de línguas para crianças da Universidade Estadual de Londrina.
The Gingerbread Man | Storytelling com Teacher Thais
Canal no YouTube da Pontis Educacional, projeto da egressa Dayane Priscila de Souza Silva com o objetivo de conectar a inovação e a tecnologia com a sala de aula através de uma educação criativa, interdisciplinar e autônoma, no qual o processo de aprendizagem seja permeado pelas tecnologias ativas.
O PARECER DESCRITIVO NA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS APRENDENDO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Juliana Reichert Assunção Tonelli. Departamento de Letras Estrangeiras Modernas - Universidade Estadual de Londrina & Bruna Alessandra Graef Bueno. Mestranda no Mestrado em Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina.
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS NA INFÂNCIA: DIZERES NECESSÁRIOS PARA A DOCÊNCIA.
Bruna Alessandra Graef Bueno & Fabio José de Araujo.
A AVALIAÇÃO POR PARES COM CRIANÇAS APRENDIZES DE LÍNGUA INGLESA.
Thais Rossafa Tavares Balbino. Universidade Estadual de Londrina & Juliana Reichert Assunção Tonelli. Universidade Estadual de Londrina.
Unidade 2 - A AVALIAÇÃO POR PARES PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS.
Thais Rossafa Tavares Balbino. Universidade Estadual de Londrina
V TREMD
No dia 21 e 28 de julho de 2023, os egressos Renata Fantaussi, Marlei Budny dos Santos Souza, Dayane Priscila de Souza Silva, Jefferson Lhamas dos Santos e Juliana Ayub Veltrini Spadacini participaram das Rodas de Conversa promovidas no V TREMD.
Prof. Dr Jefferson Januário dos Santos e sua orientanda do MEPLEM Cíntia Letícia Bueno participaram da mesa redonda La cuestíon racial: perspetivas desde las lenguas y literaturas afrolatinoamericanas no V ENCONTRO DE ESPANHOL da UNEMAT junto a Profa. Dra. Isis Milreu (UFCG).
O encontro pode ser assistido no YouTube, clicando no link abaixo:
CRIANDO INÉDITOS VIÁVEIS: A PROPOSTA DA ESCOLA BILÍNGUE PÚBLICA DE IBIPORÃ NO COMPLEXO EDUCACIONAL INTEGRAL PROF. IVANILDES.
Michele Salles El Kadri (UEL/Cnpq), Antonio Prata Neto (Secretário Municipal de Educação/MEPLEM), Atef El Kadri (UEL/PPGEL), Luciana Kawahigashi Bressam (Escola Bilíngue Pública - MEPLEM) e Roberta Zucoloto (Escola Bilíngue Pública de Ibiporã - PPGEL)
REPOSITÓRIO EDUCACIONAL COMO AMBIÊNCIA FORMATIVA: FOCO NO ENGLISHSITE.NET
Juliana Ayub Veltrini Spadacini e Samantha Gonçalves Mancini Ramos
AUTOESTUDO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: PROTÓTIPO DE ENSINO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AFASTADOS DAS AULAS
Michelli de Assis Ribeiro e Samantha Gonçalves Mancini Ramos
MI-FIGUE MI-RAISIN: PROPOSTA DE ADAPTAÇÃO DE UM PRÉCIS D’EXPRESSIONS IDIOMATIQUES PARA CONSULENTES BRASILEIROS PELO PRISMA DO QUADRO COMUM DE REFERÊNCIA EUROPEU
Eduardo Henrique Ferreira e Arelis Felipe Ortigoza Guidotti
KULT? LÍNGUA E CULTURA ALEMÃ EM APP: CULTUREMAS NO ENSINO DE ALEMÃO À LUZ DA TECNOLOGIA
Lucas Correa Guiotti e Cláudia Cristina Ferreira
KIDS IN ACTION: CANÇÕES INFANTIS EM UM SOFTWARE INTERATIVO PARA O ENSINO DO INGLÊS
Taciana Virgínia Ramalho Pereira e Juliana Reichert Assunção Tonelli
CHAMELEON: O JOGO DE TABULEIRO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA POR CRIANÇAS
Bruna Alessandra Graef Bueno e Juliana Reichert Assunção Tonelli
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POR QUE E PARA QUE FAZÊ-LA
Ana Carolina Moreira Salatini e Valdirene F. Zorzo Veloso
CONTROL+C E CONTROL+V? LAPBOOK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
Marlei Budny dos Santos Souza e Cláudia Cristina Ferreira
(DES)CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL A ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Ana Paula Neves Rodrigues e Cláudia Cristina Ferreira
ENTRE KIZOMBAS, QUILOMBOS E TRANÇAS NAGÔ: A CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Marlei Budny dos Santos Souza e Cláudia Cristina Ferreira
ENTRE O RURAL E O URBANO: O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL SOB O VIÉS SÓCIO-HISTÓRICO E CULTURAL
Natália Araújo da Fonseca e Cláudia Cristina Ferreira