A autoavaliação é um exercício de reflexão crítica fundamental para a identificação de potencialidades e de fragilidades dos Programas, com vistas a reforçar ações ou a corrigir rumos que possam aprimorar o processo formativo e a qualidade da produção intelectual de docentes e discentes. Nesses termos, a autoavaliação demanda a adoção de mecanismos sistemáticos de produção e de análise de dados que possam dar consistência às ações de melhoria e de fortalecimento dos Programas. É necessário desenvolver a autoavaliação, associando-a ao planejamento estratégico do Programa, em sintonia com as políticas institucionais de apoio e de aprimoramento da pós-graduação stricto sensu, por meio de processos e de instrumentos bem definidos, aplicados ao corpo discente em curso e aos egressos. Ressalta-se que, na autoavaliação, é de suma importância o levantamento de dados que permitam ao Programa avaliar o alcance e a extensão da formação por ele oferecida, por meio do acompanhamento da atuação dos seus egressos, considerando a inserção profissional, a produção intelectual e outros indicadores que informem os impactos gerados pelo Programa na formação de recursos humanos para atuação na sociedade. (DOCUMENTO ÁREA 41_LINGUÍSTICA E LITERATURA, BRASIL, 2019, p. 10)
Os membros das CAA desenvolvem as seguintes ações: sensibilização para a participação de todos os agentes envolvidos nos processos, planejamento do trabalho a ser realizado no quadriênio, elaboração de ferramentas de autoavaliação, definição dos princípios para a autoavaliação adotados pelo programa, definição das abordagens de avaliação do aluno regular, definição das abordagens de avaliação do aluno evadido, definição das abordagens de avaliação do aluno egresso, definição das abordagens de autoavaliação do docente, definição dos usos dos resultados obtidos na sondagem, definição da periodicidade da coleta dos dados e soluções para os aspectos que precisam ser aprimorados.
A comissão de autoavaliação do MEPLEM (2023/2024) é composta pelos docentes:
Prof. Dr. Jefferson Januário dos Santos | Docente Permanente Coordenador da Comissão |
Profª. Drª. Arelis Felipe Ortigoza | Docente Permanente Linha de pesquisa 1: Lingua(gem) e Interculturalidade |
Prof. Dr. Alex Alves Egido | Docente Permanente Linha de pesquisa 1: Lingua(gem) e Interculturalidade |
Prof. Dr. Leonardo Neves Correa | Docente Permanente Linha de pesquisa 3: Educação Linguística e Tecnologias |
Profª. Drª. Samantha Gonçalves Mancini Ramos | Docente Permanente Linha de pesquisa 3: Educação Linguística e Tecnologias |
Prof. Mestre Pedro Américo Santana | Representante discente (egresso) |
Mestrando Maurício Brancalhão | Representante discente (mestrando) |
Profª. Drª. Sônia Aparecida Vido Pascolati | Representante externo |
Confira o desenvolvimento do trabalho da CAA no quadriênio 2021/2024:
Participação no Seminário de planejamento estratégico e autoavaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEL/2024
Portaria de nomeação da comissão de autoavaliação 2024
Projeto de Sistematização de Autoavaliação
Participação no Fórum de coordenadores da Região Sul (Linguística e Literatura) em Florianópolis/2024
Relatório consolidado dos discentes/2024
Relatório consolidado dos egressos/2024
Relatório consolidado dos docentes/2024
Participação no Fórum de autoavaliação dos Programas Stricto sensu da UEL/2023
Participação no Seminário de Meio-Termo (Linguística e Literatura) em Brasília/2023
Documentos que dão sustentação ao trabalho da CAA:
Documento da área 41 - Linguística e Literatura
Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação
Relatório de Planejamento de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação da UEL 2021/2024
Plano de Desenvolvimento Institucional da UEL
Plano Estratégico de Internacionalização da Pesquisa e Pós-Graduação (PEI-PPG) 2023-2027