LETRAMENTO EM AVALIAÇÃO EM CONTEXTO DE LÍNGUAS PARA PAIS E RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS

RESUMO

Este trabalho objetivou identificar e promover o letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) de pais/responsáveis por jovens aprendizes de uma escola pública paranaense. Partimos do pressuposto que decisões determinantes para o bom desempenho dos alunos passam pelo crivo e aprovação destes protagonistas, além de poderem influenciar a ação pedagógica. Assim, este estudo de caso se utilizou de um questionário elaborado via Google Forms e respondido por 28 participantes. As perguntas buscaram entender, entre outros, as concepções de avaliação dos respondentes e sua percepção da importância da língua inglesa. Os resultados apontaram contradições nas concepções dos responsáveis, que ora entendem a avaliação de forma abrangente, ora a veem como sinônimo de prova. Além disso, apesar de considerarem a língua inglesa importante, nem todos os pais a veem como tendo igual importância que as outras matérias escolares. Ainda assim, eles se mostraram interessados em tirar dúvidas e saber mais sobre práticas de avaliação da escola. Os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção no contexto de modo a promover o LAL dos responsáveis e estreitar o vínculo comunidade-escola.

PALAVRAS-CHAVE

Ensino de línguas para crianças; letramento em avaliação em contexto de línguas; papel dos pais/responsáveis

TEXTO COMPLETO:

PDF

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88026