Dentre os indicadores de internacionalização para os programas de pós-graduação no Brasil, a CAPES destaca:

  • Promoção de cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior em um patamar de paridade e reciprocidade; 
  • Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras (organização de evento, organização de dossiês de periódicos e de coletâneas, entre outras); 
  • Atuação de professores de IES estrangeiras no Programa e de professores do Programa em IES estrangeiras;
  • Realização de pós-doc. ou outros estágios no exterior; doutorado sanduíche; cotutela; reuniões científicas no exterior, com apresentação de trabalhos e publicação de trabalhos completos;
  • Acolhimento de professores de instituições estrangeiras para ministrar conferências, participar de bancas, ministrar (mini)cursos; 
  • Participação em projetos de pesquisa ou grupos de pesquisa de instituições do exterior; obtenção de financiamento internacional;
  • Participação em organização ou comitês científicos de eventos no exterior ou de eventos internacionais itinerantes realizados no Brasil; 
  • Participação em diretorias e conselhos de associações científicas e organizações internacionais; 
  • Orientação e co-orientação de pesquisa de mestrado e doutorado de alunos de instituições estrangeiras e de pós -doutorado de pesquisadores estrangeiros; 
  • Participação em bancas no exterior; 
  • recebimento de prêmios, homenagens ou outros reconhecimentos de nível internacional; 
  • Publicação de trabalho no exterior. 
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No dia 27/05/2024, Prof. Jefferson Januário dos Santos proferiu a conferência inaugural do Mestrado em Gestão Escolar da Universidad de Chile denominada: Gestión escolar y políticas públicas: dificultades y posibilidades para la mejora educativa.

No dia 28/05, o Prof. ministrou aos mestrandos a seguinte palestra: Currículo escolar y el Ciclo de políticas: un estudio de caso.

Finalmente, no dia 29/05, Prof. Jefferson se reuniu com os docentes do mestrado para dissertar sobre o sistema escolar brasileiro e debater sobre o sistema escolar do país hispânico.

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Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli participou do evento anual da American Educational Research Association na cidade da Filadélfia nos Estados Unidos. A temática do evento remetia a possibilidade de ações para o desmantelamento de injustiças sociais através da construção de possibilidades educacionais. O trabalho apresentado no evento foi intitulado: A Curriculum That Emanates From Practice: Reflections on Teaching English With Children in Brazil.

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Profa. Juliana Reichert Assunção Tonelli atuou como professora visitante no Departamento de Childhood Education na PennState University no período de 11 de março a 19 de abril de 2024 onde realizou as seguintes atividades: 1) participação no grupo de estudos ‘Migration Studies’, coordenado pelo Prof. Dr. Suresh Canagarajah com apresentação de trabalho ‘Critical American Language Praxis’, 2) atuação como docente na disciplina CI 280 - Introduction to Teaching English Language Learners; 4) colaboração nas atividades preparatórias para curso de imersão em língua inglesa no Equador.

Segundo Profa. Dra. Freyca Calderon Berumen, durante sua estadia na PennState University, Profa. Juliana Tonelli fez contribuições significativas para a comunidade acadêmica ao relatar suas experiências no contexto brasileiro. Tonelli participou ativamente de várias seções da disciplina CI 280 trazendo insights e experiências valiosas que resultaram no aprofundamento sobre o ensino de inglês para crianças ao oferecer uma perspectiva única de educação de idiomas que ampliou a compreensão dos alunos americanos sobre o assunto. Tonelli participou de reuniões de preparação dos alunos de graduação americanos para o ensinar inglês em uma experiência de imersão no Equador. Ainda durante sua estadia, Tonelli compartilhou seus resultados de pesquisa sobre a educação de professores de inglês brasileiros, fornecendo insights valiosos sobre perspectivas internacionais sobre o ensino de idiomas. Seu trabalho extraordinário no Brasil e principalmente na Universidade Estadual de Londrina enriqueceu ainda mais suas contribuições ao departamento de Early Childhood Education da PennState University e proporcionou a troca de conhecimentos entre as instituições acadêmicas envolvidas. Além disso, ela também participou de sessões de bate-papo, onde ajudou os alunos a praticar a língua portuguesa. Consequentemente, como resultado da visita da Profa. Tonelli, há projetos colaborativos em andamento, incluindo a edição de um livro e acordos de cooperação. Essas iniciativas significam o impacto duradouro da presença da Profa. Tonelli em nosso departamento e destacam o potencial para colaboração contínua no futuro.

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A disciplina Bi/Multi e Plurilinguismo na Educação Linguística do MEPLEM sob responsabilidade da Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli está sendo co-ministrada pela Profa. Dra. Freyca Calderon, docente na Faculdade de Educação (Childhood Education).  A disciplina tem como foco discussões sobre conceitos acerca do bi, multi e plurilinguismo a partir de perspectivas contemporâneas as quais visam desmistificar o mito do monolinguismo bem como deslocar a ideia de que o bilinguismo se reduz aos programas de elite.

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Profa. Amanda Pérez Montañez participou do curso de extensão universitária: "Seminário Internacional Narradoras de lo insólito en América Latina", organizado por Casa de la Literatura Peruana, de 09/11/2023 a 14/12/2023 que teve por objetivo contribuir para a divulgação de narrativas não miméticas contemporâneas escritas por mulheres na América Latina, propor diferentes perspectivas de análise para refletir sobre o panorama literário atual na América do Sul e articular um espaço de diálogo e discussão que promova a pesquisa acadêmica no Peru e na América Latina.

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Prof. Alex Alves Egido junta a Profa. Josimayre Novelli (UEM) e Alisson Phipps (University of Glasgow, Scotland, UK) publicaram a entrevista "There is not a word I speak that has not been given to me by somebody else" na revista The Specialist.

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Profa. Juliana Reichnert Assunção Tonelli em parceria com Prof. Alex Egido e com o Prof. Peter de Costa do Departamento de Linguística, Línguas e Culturas da Michigan State University publicaram o artigo Rolling Out the Red Carpet: A Critique of Neoliberal Motivations Orienting the Promotion of Public Bilingual Schools to Young Learners in Brazil na Revista Brasileira de Linguística Aplicada.

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Prof. Alex Alves Egido publicou junto ao Prof. Dr Peter de Costa do Departamento de Linguística, Línguas e Culturas da Michigan State University o artigo Colonial narrative of ethics in research: Telling stories and imagining decolonial futures in applied linguistics no periódico internacional Research Methods in Applied Linguistics.

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No que se refere à produção intelectual em veículos de circulação internacional, Alex Alves Egido junto a Profa. Juliana Tonelli publicaram o artigo Currículos que emanam das práticas: Reflexões sobre educação linguística em inglês crianças no Brasil no Journal of Curriculum and Pedagogy que é um periódico estadunidense dedicado ao estudo da teoria curricular, investigação educacional e práxis pedagógica. 

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Entre os dias 03 e 05 de outubro de 2024, a Profa. Dra. Juliana Reichert Tonelli, líder do Grupo de Pesquisa Felice, participou da 5a Conferência Internacional da ASOCOPI (Associação Colombiana de Professores de Inglês) e 4a Conferência da LAALTA (Latin American Association for Language Testing and Assessment) em Barranquilla, Colômbia. O tema da conferência do evento foi Democracy and Language Education: Teaching and Assessing for Social Justice. No vídeo, a professora Juliana comenta sobre o evento.

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Artigo publicado por Juliana Reichnert Assunção Tonelli em parceria com Kevin Donley, Magdalena Madany-Saá, Fernando Milmo e Karina Oliveira de Paula no Journal of Curriculum and Pedagogy , Volume 21, 2024.

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Artigo publicado na Revista Brasileira de Linguística Aplicada sobre English as a Medium of Instruction. Profa. Michele El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Telma Gimenez (UEL) , Alessia Cogo (University of London) e Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM).

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Artigo publicado com a participação de Michele El Kadri (MEPLEM) no Journal of English as a Lingua Franca, no volume: ELF, Multilingualism and Linguistic Justice in English-medium Higher Education em parceria com Alessia Cogo (University of London), Luciana Cabrini Calvo (UEM) e Telma Gimenez (UEL).

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Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras.

Publicação de artigo científico na REVISTA X pela  docente Michele Salles El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Profa.Dra. Maria Dantas- Whitney (Western Oregon University), Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM) e Taísa Pinetti Passoni (UTFPR) descrevendo o currículo e as atividades implementadas em um curso sobre CLIL e tecnologias para professores em formação e em serviço de três universidades públicas no Paraná e examinando as affordances percebidas da iniciativa.

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A profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, líder do Grupo de Pesquisa FELICE e membro do corpo docente do MEPLEM, participou do 21º AILA WORLD CONGRESS, em Kuala Lumpur, Malásia, apresentando trabalhos fruto de discussões e pesquisas fomentadas pelo grupo. No vídeo a seguir, ela compartilha um pouco de suas percepções sobre o evento e algumas apresentações dos trabalhos às quais ela pode assistir.

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Profa. Samantha Ramos realizou seu pós-doutoramento pela Universidade Aberta de Portugal em 2022 com a supervisão do Prof. José António Moreira. O projeto de investigação proposto teve por objetivo...

O projeto de investigação proposto teve por objetivo estudar a formação de professores na era digital e suas práticas pedagógicas associadas às novas tecnologias, às práxis socioculturais e críticas. O estudo teve como base os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interatividade, literacia digital, padrões de competência em tecnologia, desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva, competências profissionais e de vida, práticas críticas freirianas, práticas educacionais críticas, metodologias ativas, objetos digitais de aprendizagem, recursos educacionais abertos e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando os contextos educacionais brasileiro e português e pautando-se numa base qualitativa, exploratória, bibliográfica e fenomenológica, a investigação se deu em dois contextos que se complementam: um no contexto de formação de professores no ensino superior que buscou analisar a inserção de práticas pedagógicas com tecnologias digitais, e em contexto de práticas educativas que envolvem tecnologias digitais associadas a uma práxis sociocultural.