Dentre os indicadores de internacionalização para os programas de pós-graduação no Brasil, a CAPES destaca:
- Promoção de cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior em um patamar de paridade e reciprocidade;
- Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras (organização de evento, organização de dossiês de periódicos e de coletâneas, entre outras);
- Atuação de professores de IES estrangeiras no Programa e de professores do Programa em IES estrangeiras;
- Realização de pós-doc. ou outros estágios no exterior; doutorado sanduíche; cotutela; reuniões científicas no exterior, com apresentação de trabalhos e publicação de trabalhos completos;
- Acolhimento de professores de instituições estrangeiras para ministrar conferências, participar de bancas, ministrar (mini)cursos;
- Participação em projetos de pesquisa ou grupos de pesquisa de instituições do exterior; obtenção de financiamento internacional;
- Participação em organização ou comitês científicos de eventos no exterior ou de eventos internacionais itinerantes realizados no Brasil;
- Participação em diretorias e conselhos de associações científicas e organizações internacionais;
- Orientação e co-orientação de pesquisa de mestrado e doutorado de alunos de instituições estrangeiras e de pós -doutorado de pesquisadores estrangeiros;
- Participação em bancas no exterior;
- recebimento de prêmios, homenagens ou outros reconhecimentos de nível internacional;
- Publicação de trabalho no exterior.
Prof. Alex Alves Egido junta a Profa. Josimayre Novelli (UEM) e Alisson Phipps (University of Glasgow, Scotland, UK) publicaram a entrevista "There is not a word I speak that has not been given to me by somebody else" na revista The Specialist.
Profa. Juliana Reichnert Assunção Tonelli em parceria com Prof. Alex Egido e com o Prof. Peter de Costa do Departamento de Linguística, Línguas e Culturas da Michigan State University publicaram o artigo Rolling Out the Red Carpet: A Critique of Neoliberal Motivations Orienting the Promotion of Public Bilingual Schools to Young Learners in Brazil na Revista Brasileira de Linguística Aplicada.
Prof. Alex Alves Egido publicou junto ao Prof. Dr Peter de Costa do Departamento de Linguística, Línguas e Culturas da Michigan State University o artigo Colonial narrative of ethics in research: Telling stories and imagining decolonial futures in applied linguistics no periódico internacional Research Methods in Applied Linguistics.
No que se refere à produção intelectual em veículos de circulação internacional, Alex Alves Egido junto a Profa. Juliana Tonelli publicaram o artigo Currículos que emanam das práticas: Reflexões sobre educação linguística em inglês crianças no Brasil no Journal of Curriculum and Pedagogy que é um periódico estadunidense dedicado ao estudo da teoria curricular, investigação educacional e práxis pedagógica.
Entre os dias 03 e 05 de outubro de 2024, a Profa. Dra. Juliana Reichert Tonelli, líder do Grupo de Pesquisa Felice, participou da 5a Conferência Internacional da ASOCOPI (Associação Colombiana de Professores de Inglês) e 4a Conferência da LAALTA (Latin American Association for Language Testing and Assessment) em Barranquilla, Colômbia. O tema da conferência do evento foi Democracy and Language Education: Teaching and Assessing for Social Justice. No vídeo, a professora Juliana comenta sobre o evento.
Artigo publicado por Juliana Reichnert Assunção Tonelli em parceria com Kevin Donley, Magdalena Madany-Saá, Fernando Milmo e Karina Oliveira de Paula no Journal of Curriculum and Pedagogy , Volume 21, 2024.
Artigo publicado na Revista Brasileira de Linguística Aplicada sobre English as a Medium of Instruction. Profa. Michele El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Telma Gimenez (UEL) , Alessia Cogo (University of London) e Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM).
Artigo publicado com a participação de Michele El Kadri (MEPLEM) no Journal of English as a Lingua Franca, no volume: ELF, Multilingualism and Linguistic Justice in English-medium Higher Education em parceria com Alessia Cogo (University of London), Luciana Cabrini Calvo (UEM) e Telma Gimenez (UEL).
Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras.
Publicação de artigo científico na REVISTA X pela docente Michele Salles El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Profa.Dra. Maria Dantas- Whitney (Western Oregon University), Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM) e Taísa Pinetti Passoni (UTFPR) descrevendo o currículo e as atividades implementadas em um curso sobre CLIL e tecnologias para professores em formação e em serviço de três universidades públicas no Paraná e examinando as affordances percebidas da iniciativa.
A profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, líder do Grupo de Pesquisa FELICE e membro do corpo docente do MEPLEM, participou do 21º AILA WORLD CONGRESS, em Kuala Lumpur, Malásia, apresentando trabalhos fruto de discussões e pesquisas fomentadas pelo grupo. No vídeo a seguir, ela compartilha um pouco de suas percepções sobre o evento e algumas apresentações dos trabalhos às quais ela pode assistir.
Profa. Samantha Ramos realizou seu pós-doutoramento pela Universidade Aberta de Portugal em 2022 com a supervisão do Prof. José António Moreira. O projeto de investigação proposto teve por objetivo...
O projeto de investigação proposto teve por objetivo estudar a formação de professores na era digital e suas práticas pedagógicas associadas às novas tecnologias, às práxis socioculturais e críticas. O estudo teve como base os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interatividade, literacia digital, padrões de competência em tecnologia, desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva, competências profissionais e de vida, práticas críticas freirianas, práticas educacionais críticas, metodologias ativas, objetos digitais de aprendizagem, recursos educacionais abertos e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando os contextos educacionais brasileiro e português e pautando-se numa base qualitativa, exploratória, bibliográfica e fenomenológica, a investigação se deu em dois contextos que se complementam: um no contexto de formação de professores no ensino superior que buscou analisar a inserção de práticas pedagógicas com tecnologias digitais, e em contexto de práticas educativas que envolvem tecnologias digitais associadas a uma práxis sociocultural.