Dentre os indicadores de internacionalização para os programas de pós-graduação no Brasil, a CAPES destaca:

  • Promoção de cooperação com instituições e centros de pesquisa no exterior em um patamar de paridade e reciprocidade; 
  • Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras (organização de evento, organização de dossiês de periódicos e de coletâneas, entre outras); 
  • Atuação de professores de IES estrangeiras no Programa e de professores do Programa em IES estrangeiras;
  • Realização de pós-doc. ou outros estágios no exterior; doutorado sanduíche; cotutela; reuniões científicas no exterior, com apresentação de trabalhos e publicação de trabalhos completos;
  • Acolhimento de professores de instituições estrangeiras para ministrar conferências, participar de bancas, ministrar (mini)cursos; 
  • Participação em projetos de pesquisa ou grupos de pesquisa de instituições do exterior; obtenção de financiamento internacional;
  • Participação em organização ou comitês científicos de eventos no exterior ou de eventos internacionais itinerantes realizados no Brasil; 
  • Participação em diretorias e conselhos de associações científicas e organizações internacionais; 
  • Orientação e co-orientação de pesquisa de mestrado e doutorado de alunos de instituições estrangeiras e de pós -doutorado de pesquisadores estrangeiros; 
  • Participação em bancas no exterior; 
  • recebimento de prêmios, homenagens ou outros reconhecimentos de nível internacional; 
  • Publicação de trabalho no exterior. 
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Artigo publicado na Revista Brasileira de Linguística Aplicada sobre English as a Medium of Instruction. Profa. Michele El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Telma Gimenez (UEL) , Alessia Cogo (University of London) e Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM).

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Artigo publicado com a participação de Michele El Kadri (MEPLEM) no Journal of English as a Lingua Franca, no volume: ELF, Multilingualism and Linguistic Justice in English-medium Higher Education em parceria com Alessia Cogo (University of London), Luciana Cabrini Calvo (UEM) e Telma Gimenez (UEL).

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Produção intelectual ou técnica em parceria com professores de IES estrangeiras.

Publicação de artigo científico na REVISTA X pela  docente Michele Salles El Kadri (MEPLEM/UEL) em parceria com Profa.Dra. Maria Dantas- Whitney (Western Oregon University), Luciana Cabrini Simões Calvo (UEM) e Taísa Pinetti Passoni (UTFPR) descrevendo o currículo e as atividades implementadas em um curso sobre CLIL e tecnologias para professores em formação e em serviço de três universidades públicas no Paraná e examinando as affordances percebidas da iniciativa.

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A profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli, líder do Grupo de Pesquisa FELICE e membro do corpo docente do MEPLEM, participou do 21º AILA WORLD CONGRESS, em Kuala Lumpur, Malásia, apresentando trabalhos fruto de discussões e pesquisas fomentadas pelo grupo. No vídeo a seguir, ela compartilha um pouco de suas percepções sobre o evento e algumas apresentações dos trabalhos às quais ela pode assistir.

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Profa. Samantha Ramos realizou seu pós-doutoramento pela Universidade Aberta de Portugal em 2022 com a supervisão do Prof. José António Moreira. O projeto de investigação proposto teve por objetivo...

O projeto de investigação proposto teve por objetivo estudar a formação de professores na era digital e suas práticas pedagógicas associadas às novas tecnologias, às práxis socioculturais e críticas. O estudo teve como base os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interatividade, literacia digital, padrões de competência em tecnologia, desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva, competências profissionais e de vida, práticas críticas freirianas, práticas educacionais críticas, metodologias ativas, objetos digitais de aprendizagem, recursos educacionais abertos e ambientes virtuais de aprendizagem. Considerando os contextos educacionais brasileiro e português e pautando-se numa base qualitativa, exploratória, bibliográfica e fenomenológica, a investigação se deu em dois contextos que se complementam: um no contexto de formação de professores no ensino superior que buscou analisar a inserção de práticas pedagógicas com tecnologias digitais, e em contexto de práticas educativas que envolvem tecnologias digitais associadas a uma práxis sociocultural.