Dentre os indicadores de IMPACTOS NA SOCIEDADE para os programas de pós-graduação no Brasil, a CAPES destaca o impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa; o impacto econômico, social e cultural do programa e a internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa.
ELT Week é um encontro online nacional de professoras e professores de inglês do Brasil promovido pelo British Council.
De 23 a 28 de setembro de 2024, o British Council promove a terceira edição da ELT Week Brazil com o objetivo de conectar o Brasil e o Reino Unido pela equidade e qualidade no ensino de língua inglesa nas escolas. Professoras e professores de todo o país podem participar de uma série de atividades online e gratuitas para formação continuada para o ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Destaque para a participação da Profa. Dra Juliana Reichert Assunção Tonelli do MEPLEM que junto a Profa. Gladys Quevedo-Camargo apresentaram o minicurso Dificuldades e desafios para avaliar alunos com necessidades específicas de aprendizagem em 25/09/2024.
Ações realizadas pela Profa. Dra. Arelis F. Ortigoza Guidotti, professora permanente no MEPLEM, em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UEL).
A versão atual da Universidade Aberta à Terceira Idade tem como objetivo desenvolver ações interligadas que promovam envelhecimento ativo e saudável e a capacitação profissional na cidade Londrina e região, visando o compartilhamento de saberes, educação continuada intergeracional, estímulo à participação social do idoso, ao desenvolvimento da solidariedade e ao exercício da cidadania. Segundo o coordenador da UNATI, a proposta atual é que não só o idoso venha até a Universidade, mas que a Universidade também vá até ele. “Para isso serão realizadas ações dentro e fora da UEL de forma remota e presencial mediante cursos de curta, média e longa duração, palestras, oficinas, rodas de conversa e programas de rádio e TV”, explica.
Como parte das rodas de conversa, a Profa. Arelis F. Ortigoza Guidotti, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH/MEPLEM), coordena atividades com os idosos, nas quais são destacados aspectos relacionados à cultura, à literatura, às línguas estrangeiras e à importância de se aprender um idioma em qualquer fase da vida.
Participação das docentes pela Profa. Dra. Juliana R. Assunção Tonelli e Profa. Dra. Arelis Felipe Ortigoza Guidotti na 1ª Conferência com Migrantes e Refugiados de Londrina.
No dia 09 de março de 2024 aconteceu a 1° Conferência Livre Local com Migrantes e Refugiados de Londrina, no Auditório da Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450, Londrina). O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho para Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus familiares de Londrina e região (GT Migrantes). O Grupo é composto por organizações como o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) (Seção Londrina), a Unifil e a Universidade Estadual de Londrina.
O projeto BILINGUAL CITIES: CURRÍCULOS, PRÁTICAS E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS BI/MULTILINGUE PÚBLICAS DE LÍNGUAS DE PRESTÍGIO coordenado pela docente do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas Michele El Kadri, tem por objetivo assessorar a Implementação de escolas bilíngues públicas para a rede municipais de ensino e propiciar espaço de formação continuada aos professores que trabalham com Educação bilíngue nestes contextos.
Curso de extensão: Princípios e Práticas para Educação Linguística na infância: Possibilidades a partir da Base Nacional Comum Curricular sob perspectivas bi/multi/plurilíngues promovido pelo projeto Teachers of English In Action (TEIA)
Teachers of English In Action (TEIA): Projeto extensionista Integrado de Formação (Inicial e Continuada) de professores de Inglês é um coordenado pela Profa. Dra. Juliana Tonelli (MEPLEM/UEL) que tem por objetivo formar uma rede de formação colaborativa para a formação inicial e continuada de professores que atuam ou desejam atuar no ensino de línguas estrangeiras nas séries iniciais.
A partir deste projeto, foi criado o curso de extensão: Princípios e Práticas para Educação Linguística na infância: Possibilidades a partir da Base Nacional Comum Curricular sob perspectivas bi/multi/plurilíngues que tem como objetivo principal oportunizar espaço de trocas e desenvolvimento profissional sobre o ensino de línguas na infância em uma perspectiva emancipatória, bi/multi/ plurilíngue.
No curso de extensão, são explorados conceitos e práticas com vistas a uma formação plural compreendendo as características da criança; como trazer para a sala de aula conteúdos relevantes, modos de avaliação da aprendizagem; ensino baseado em projeto; avaliação e produção de material didático, dentre outros aspectos. O público alvo compreende professores e professoras que atuam ou desejam atuar no ensino de línguas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo contextos de escolas bilíngues.
A realização do curso ocorre a partir da parceria entre UEL, UFPEL, Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal do Espírito Santo.
Blogs educacionais produzidos pelos mestrandos da turma 2024/2025.
Os mestrandos do MEPLEM cursando a disciplina ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E TECNOLOGIAS desenvolveram suas reflexões sobre as temáticas debatidas em seus blogs educacionais. A iniciativa visa promover a desencapsulação dos conhecimentos gerados no âmbito acadêmico ao promover os blogs como espaços de troca de experiências com professores em formação continuada.
Para atender as novas diretrizes do ensino bilíngue no Brasil, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a UEL já ofertou 6 turmas do curso de extensão Formação em Educação Bilíngue, em parceria com a Western Oregon University – EUA. A realização é do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), em articulação com o Programas de Pós-graduação em Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, e o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas.