Dentre os indicadores de IMPACTOS NA SOCIEDADE para os programas de pós-graduação no Brasil, a CAPES destaca o impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa; o impacto econômico, social e cultural do programa e a internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa.

Imagem1CULTURA

Ações realizadas pela Profa. Dra. Arelis F. Ortigoza Guidotti, professora permanente no MEPLEM, em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI/UEL).

    A versão atual da Universidade Aberta à Terceira Idade tem como objetivo desenvolver ações interligadas que promovam envelhecimento ativo e saudável e a capacitação profissional na cidade Londrina e região, visando o compartilhamento de saberes, educação continuada intergeracional, estímulo à participação social do idoso, ao desenvolvimento da solidariedade e ao exercício da cidadania. Segundo o coordenador da UNATI, a proposta atual é que não só o idoso venha até a Universidade, mas que a Universidade também vá até ele. “Para isso serão realizadas ações dentro e fora da UEL de forma remota e presencial mediante cursos de curta, média e longa duração, palestras, oficinas, rodas de conversa e programas de rádio e TV”, explica.

    Como parte das rodas de conversa, a Profa. Arelis F. Ortigoza Guidotti, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH/MEPLEM), coordena atividades com os idosos, nas quais são destacados aspectos relacionados à cultura, à literatura, às línguas estrangeiras e à importância de se aprender um idioma em qualquer fase da vida.

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Participação das docentes pela Profa. Dra. Juliana R. Assunção Tonelli e Profa. Dra. Arelis Felipe Ortigoza Guidotti na 1ª Conferência com Migrantes e Refugiados de Londrina.

No dia 09 de março de 2024 aconteceu a 1° Conferência Livre Local com Migrantes e Refugiados de Londrina, no Auditório da Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450, Londrina). O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho para Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus familiares de Londrina e região (GT Migrantes). O Grupo é composto por organizações como o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) (Seção Londrina), a Unifil e a Universidade Estadual de Londrina.

UEL e prefeitura de assaí

UEL e Prefeitura de Assaí iniciam ensino bilíngue para crianças

O projeto BILINGUAL CITIES: CURRÍCULOS, PRÁTICAS E EDUCAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS BI/MULTILINGUE PÚBLICAS DE LÍNGUAS DE PRESTÍGIO coordenado pela docente do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas Michele El Kadri, tem por objetivo assessorar a Implementação de escolas bilíngues públicas para a rede municipais de ensino e propiciar espaço de formação continuada aos professores que trabalham com Educação bilíngue nestes contextos.

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Curso de extensão: Princípios e Práticas para Educação Linguística na infância: Possibilidades a partir da Base Nacional Comum Curricular sob perspectivas bi/multi/plurilíngues promovido pelo projeto  Teachers of English In Action (TEIA)

Teachers of English In Action (TEIA): Projeto extensionista Integrado de Formação (Inicial e Continuada) de professores de Inglês é um coordenado pela Profa. Dra. Juliana Tonelli (MEPLEM/UEL) que tem por objetivo formar uma rede de formação colaborativa para a formação inicial e continuada de professores que atuam ou desejam atuar no ensino de línguas estrangeiras nas séries iniciais.
A partir deste projeto, foi criado o curso de extensão: Princípios e Práticas para Educação Linguística na infância: Possibilidades a partir da Base Nacional Comum Curricular sob perspectivas bi/multi/plurilíngues que tem como objetivo principal oportunizar espaço de trocas e desenvolvimento profissional sobre o ensino de línguas na infância em uma perspectiva emancipatória, bi/multi/ plurilíngue.

No curso de extensão, são explorados conceitos e práticas com vistas a uma formação plural compreendendo as características da criança; como trazer para a sala de aula conteúdos relevantes, modos de avaliação da aprendizagem; ensino baseado em projeto; avaliação e produção de material didático, dentre outros aspectos. O público alvo compreende professores e professoras que atuam ou desejam atuar no ensino de línguas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, incluindo contextos de escolas bilíngues.

A realização do curso ocorre a partir da parceria entre UEL, UFPEL, Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal do Espírito Santo.

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Blogs educacionais produzidos pelos mestrandos da turma 2024/2025.

Os mestrandos do MEPLEM cursando a disciplina ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/ADICIONAIS E TECNOLOGIAS desenvolveram suas reflexões sobre as temáticas debatidas em seus blogs educacionais. A iniciativa visa promover a desencapsulação dos conhecimentos gerados no âmbito acadêmico ao promover os blogs como espaços de troca de experiências com professores em formação continuada.

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Para atender as novas diretrizes do ensino bilíngue no Brasil, determinadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a UEL já ofertou 6 turmas do curso de extensão Formação em Educação Bilíngue, em parceria com a Western Oregon University – EUA. A realização é do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), em articulação com o Programas de Pós-graduação em Educação, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, e o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas.