Ana Carolina Guerreiro Piancentini, mestre pelo MEPLEM e doutoranda pelo PPGEL realizando doutorado sanduíche na Virginia Commonwealth University.
Após a defesa de seu trabalho FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS E PROJETOS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO no MEPLEM, Ana Carolina Guerreiro Piacentini cursou especialização de Ensino de Inglês para Crianças pela Universidade Aberta em parceria com a UEL.
Em 2022, ingressou no Doutorado em Estudos da Linguagem PPGEL/UEL no qual desenvolve sua pesquisa sobre a formação de professores de inglês em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, foi selecionada para o doutorado sanduíche na Virgínia Commonwealth University na cidade de Richmond, nos EUA. Nos 10 meses de sanduíche, cursou disciplinas na universidade, apresentou o estudo Pre-service English Teachers and Social Vulnerability no evento School of Education Colloquium. Ana Piacentini mantém sua prática profissional atuando em aulas particulares de inglês.
Pedro Américo Rodrigues Santana, egresso do MEPLEM e doutorando do PPGEL, atua como docente no curso de Letras/Inglês da UEL.
Pedro Américo Rodrigues Santana é egresso do MEPLEM de 2020. Em seu trabalho final, discutiu a formação de professores para o ensino de escrita em língua inglesa sob uma perspectiva sociocultural. Seu produto educacional integra o curso da disciplina de Língua Inglesa II da UEL. Após o MEPLEM, ingressou no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem em 2021. Sua pesquisa está centrada na formação continuada de professores na educação bilíngue pública, ancorada na Teoria Histórico-Cultural da Atividade. Dentro dessa temática, Pedro também atuou como docente na Especialização em Educação Bilíngue na Faculdades Londrina, no curso de Formação em Educação Bilíngue Crítica da Fundação UEL, e tem ministrado diversas palestras e workshops nessa especialidade. Seus interesses de pesquisa abrangem a formação de professores em diversos contextos, principalmente no que se refere a abordagens críticas. Desde 2021, Pedro atua como docente colaborador na UEL, orientando estagiários no Laboratório de Línguas, ministrando disciplinas de Língua Inglesa para diversos cursos, bem como disciplinas de formação de professores no âmbito da Linguística Aplicada no curso de Letras/Inglês.
Jefferson Lhamas dos Santos, mestre pelo MEPLEM e doutorando pelo PPGEL realizando doutorado sanduíche na Virginia Commonwealth University.
Prestes a completar uma década como educador na escola pública, o egresso do MEPLEM, Jefferson Lhamas dos Santos já atuou, também, como professor substituto no curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Além disso, participou de uma formação para professores promovido pela Fulbright/CAPES (Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos - PDPI) pela Kansas State University (KSU), em 2023, na cidade de Manhattan, Kansas, Estados Unidos. Está cursando doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PPGEL/UEL), sob orientação da professora Michele El Kadri, participando, atualmente, de um período sanduíche na Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond, Virgínia, Estados Unidos.
Thaísa Cristina Zancopé, mestre pelo MEPLEM e doutoranda pelo PPGEL realizando doutorado sanduíche na Virginia Commonwealth University.
Thaísa Cristina Zancopé, em parceria com a orientadora Michele Salles El Kadri, teve seu TCC "Protótipo de formação pela perspectiva da justiça social e da educação anti-racista: uma proposta para as aulas de língua inglesa na formação inicial de professores" selecionado entre os 10 finalistas do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques por sua originalidade e potencial multiplicador.
Além desse reconhecimento, Thaísa Cristina Zancopé atualmente é ingressa no doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e está participando do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) pela Virginia Commonwealth University, onde continuará sua pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Essas novas etapas de sua carreira reforçam seu compromisso com a pesquisa e a formação docente na área de educação linguística e justiça social.
Dayane Priscila de Souza Silva é egressa do MEPLEM, mestre em Informática Educativa, pela Universidad de La Sabana, em Chia, Colômbia e professora e fundadora da plataforma de aprendizagem Pontis Edu.
Contato: dayanesosil@gmail.com
Dayane Priscila de Souza Silva é professora e fundadora da plataforma de aprendizagem Pontis Edu. Esta plataforma de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras foi criada para facilitar o aprendizado online através de materiais didáticos inovadores. É mestre em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) pela Universidade Estadual de Londrina e possui o 2º mestrado em Informática Educativa, pela Universidad de La Sabana, em Chia, Colômbia.
É professora de língua espanhola e respectivas literaturas há 13 anos na rede de ensino público e particular. Desenvolve formação de professores no uso e apropriação das ferramentas digitais e ministra aulas de Português como Língua Estrangeira (PLE) no Liceu Francês Louis Pasteur em Bogotá. Além disso, faz parte do grupo de embaixadores da Genially e Wooclap no Brasil, desenvolve jogos educativos e projetos pedagógicos gamificados.
PRÊMIO INTERNACIONAL - A egressa do mestrado em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Thais Rossafa Tavares Balbino e sua orientadora, a professora Juliana Reichert Assunção Tonelli, tiveram uma grata surpresa no início do mês. Thaís Balbino foi a ganhadora de Melhor Pesquisa do e-Assessment Awards, premiação promovida pela organização sem fins lucrativos 'The e-Assessment Association', na Inglaterra.
Na pesquisa, ela criou um guia interativo para professores de inglês em que busca colaborar com o letramento em avaliação da aprendizagem, tendo como foco o uso da autoavaliação com crianças. O projeto vencedor disputou com mais 62 trabalhos de 12 países. O título da pesquisa é 'Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: um guia teórico-prático para professores' (Self-assessment guide for English Teachers in Brazil, em inglês). “A autoavaliação e a autorregulação da aprendizagem se mostraram mais que necessárias nos últimos anos por conta da pandemia, em que os alunos tinham que estudar em suas casas e aprender a estipular horários para tal, organizar um ambiente e ter consciência dos critérios de avaliação”, disse a vencedora.