Projeto de Investigação proposto

Os resultados demonstram que as práticas pedagógicas nos dois contextos não se reduzem a uma utilização conservadora, instrumental e tecnicista das tecnologias, mas procuram entender também o digital como um ambiente onde os estudantes vivem, habitam e onde estabelecem interações e relações, um ciberespaço onde se desenvolvem novas competências e onde se habilitam os participantes a responder às demandas sociais, cognitivas, tecnológicas e, portanto envolvem tecnologias digitais associadas a uma práxis sociocultural uma vez que a comunidade é o foco central na mobilização do trabalho e revela os valores que influenciam no agir e as ações pedagógicas que são pensadas para serem executadas de forma integrada e colaborativa a partir da divisão de trabalho e do estabelecimento de regras.

Foram 3 publicações realizadas em parceria com o orientador José António Moreira:

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL:
Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais na Educação Superior

(Capítulo publicado no livro Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologia e Modelagens Sociais)

A formação de professores para atuação na era digital é o foco desta investigação que busca analisar como práticas pedagógicas com tecnologias digitais estão sendo inseridas na Educação Superior no contexto brasileiro e português. Para tanto, e assente numa metodologia de cariz qualitativo, foram selecionados seis capítulos de coletâneas e as práticas desenvolvidas foram identificadas e descritas para posterior análise. Os resultados revelam que os conceitos de multiletramento, multimodalidade, interatividade, literacia digital e padrões de competência em tecnologia foram amplamente explorados nos estudos apresentados. Para além disso, os resultados, também, demonstram que as práticas pedagógicas não se reduzem a uma utilização conservadora e tecnicista das tecnologias, não vendo apenas a tecnologia como um meio ou uma ferramenta, mas procurando entender também o digital como um ambiente onde os estudantes vivem, habitam e onde estabelecem interações e relações, um ciberespaço onde se podem desenvolver novas

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Digital. Tecnologias Digitais.

Tecnologias Digitais associadas a práxis socioculturais: foco na elaboração e implementação de práticas educativas no Brasil e em Portugal.

(Artigo publicado na Revista Científica ECCOS - https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24647)

Considerando estudos realizados no Brasil e em Portugal, esta investigação analisa práticas educativas elaboradas e implementadas em contextos educacionais que envolvem tecnologias digitais associadas a práxis sociocultural a partir dos conceitos de desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva e competências profissionais e de vida. A partir de uma abordagem qualitativa, identificamos que as práticas educativas envolvem instruções pedagógicas cujas tarefas são realizadas colaborativamente por meios tecnológicos ou não tecnológicos e resultam em produtos educacionais que se configuram na própria resolução da tarefa determinada. Os resultados apontam que as práticas educativas analisadas, de fato, envolvem tecnologias digitais associadas a práxis sociocultural uma vez que a comunidade é o foco central na mobilização do trabalho e revela os valores que influenciam no agir e as ações pedagógicas são pensadas para serem executadas de forma integrada e colaborativa a partir da divisão de trabalho e do estabelecimento de regras.

Palavras-chave: práticas educativas, tecnologias digitais, práxis socioculturais

EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: FOCO NA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS EDUCACIONAIS

(Capítulo do livro TENDENCIAS EN LA INVESTIGACIÓN EDUCATIVA PARA LA ACTUALIZACIÓN DEL PROFESORADO EN SU COMPETENCIA DIGITAL)

A educação para o desenvolvimento sustentável tem por objetivo empoderar as gerações futuras a utilizar abordagens balanceadas e integradas em relação à economia, à sociedade e ao meio ambiente. Para além de integrar temáticas relacionadas a mudanças climáticas, pobreza e consumo sustentável nos currículos escolares, tal proposta altera os cenários educacionais orientando para uma pedagogia transformativa, centrada nos alunos, dirigida para a resolução de problemas, intra e transdisciplinar. Para que estas propostas cheguem à sala de aula, elas devem fazer parte da formação inicial de professores através de experiências educativas que promovam o desenvolvimento das competências chaves para a sustentabilidade: pensamento sistemático e crítico, antecipatório, normativo, estratégico, colaborativo, autoconhecimento e integração em resolução de problemas (UNESCO, 2017). Neste cenário, foi realizada uma experiência educativa na qual futuros professores de Língua Inglesa no contexto universitário brasileiro foram desafiados a elaborar propostas de ensino permeadas por práticas tecnológicas associadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (UNESCO, 2018, 2017), permeadas por metodologias ativas e competências para o século 21 (P21, 2019). Cinco unidades didáticas foram produzidas considerando os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável: garantia de vidas saudáveis e promoção de bem-estar para todos e em todas as idades (ODS 03), redução de desigualdades (ODS10), construção de melhores moradias através de atitudes sustentáveis (ODS 11), combate à mudança climática e seus impactos (ODS13) e proteção, restauração e promoção de uso sustentável de ecossistemas terrestres (ODS 15). Aprendizagem baseada em tarefas e projetos baseados na comunidade foram as metodologias adotadas com foco no desenvolvimento do pensamento crítico, da colaboração, da criatividade e do uso de ferramentas digitais para pesquisar, organizar, avaliar e comunicar informações a partir de princípios éticos. As propostas tecnológicas abrangeram a produção de postagens em mídias sociais, organização de recursos gráficos, visuais e áudio visuais, produção de infográficos e mapas mentais, criação de vídeos de discussão. Os resultados apontam que os futuros professores obtiveram êxito na produção desenvolvida uma vez que, nos cinco produtos educacionais elaborados, é possível depreender rumos para uma educação voltada ao desenvolvimento sustentável.

Palavras-chave: propostas educacionais, práticas tecnológicas, objetivos de desenvolvimento sustentável.