1ª.° Conferência com Migrantes e Refugiados de Londrina

No dia 09 de março de 2024 aconteceu a 1° Conferência Livre Local com Migrantes e Refugiados de Londrina, no Auditório da Unicesumar (Av. Santa Mônica, 450, Londrina). O evento foi promovido pelo Grupo de Trabalho para Migrantes, Refugiados, Apátridas e seus familiares de Londrina e região (GT Migrantes). O Grupo é composto por organizações como o Ministério Público do Estado do Paraná (MP-PR), a Cáritas Arquidiocesana de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), a Defensoria Pública do Estado do Paraná, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) (Seção Londrina), a Unifil e a Universidade Estadual de Londrina.

O objetivo do encontro foi o aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia. Pessoas apátridas são aquelas sem nacionalidade reconhecida por nenhum país. Além disso, a conferência visa propor e discutir diretrizes para políticas públicas voltadas a essas pessoas. Tendo em vista os diferentes segmentos que compõem o Grupo organizador, o evento também foi uma oportunidade de integrar entes federativos, organizações da sociedade civil, associações e coletivos afim de voltar suas ações para o tema.

A UEL estará representada na conferência com quatro diferentes projetos de extensão. Participaram como colaboradores os projetos “Práxis Itinerante: novas perspectivas para as juventudes e populações vulneráveis”, “Espanhol nas redes: o hispanismo em integr(ação)”, “Paraná Fala Francês, vinculado ao programa Paraná Fala Idiomas e “Educação linguística em português como língua adicional para crianças migrantes internacionais (PLAC)”. Este último é coordenado pela Profa. Dra. Juliana R. Assunção Tonelli e conta com a colaboração da Profa. Dra. Arelis Felipe Ortigoza Guidotti, ambas do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (CLCH) e docentes do MEPLEM, as quais trabalham com a elaboração de materiais didáticos que promovem a aprendizagem de português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais, contando com a colaboração de uma equipe composta por alunos da graduação e da pós-graduação, além de outros colaboradores externos.